Paralização
Em Santa Catarina, 48% da categoria aprova paralisação, mostra pesquisa
A greve nacional dos caminhoneiros está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (1º), porém, o movimento divide a categoria em Santa Catarina e na maioria dos estados brasileiros. Cerca de 48% dos caminhoneiros catarinenses apoiam as paralisações, de acordo com pesquisa da Fretebras que ouviu mais de dois mil profissionais em todo o Brasil.
O levantamento ainda mostra que 59% da categoria no Brasil apoia a paralisação. Entre os que pretendem de fato aderir, 54% dos respondentes são a favor.
Em Santa Catarina, cerca de 52% afirmaram não apoiar a greve. Mato Grosso do Sul lidera o ranking contrário à paralisação, com 65% de resistência. Depois vêm Goiás (54% de resistência) e Mato Grosso (53%). Já os caminhoneiros do Nordeste manifestaram maior intenção de aderir à greve: eles são do Ceará (65% dos caminhoneiros foram favoráveis), Pernambuco (61% de apoiadores) e Bahia (60% dos caminhoneiros).
Reivindicações:
Dentre as bandeiras dos caminhoneiros estão o cumprimento do valor mínimo do frete rodoviário, a aposentadoria especial para a categoria (aos 25 anos de trabalho) e a mudança na política de preços para combustíveis para reduzir a flutuação do diesel, que nesta terça-feira sofreu novo reajuste.
Fonte FM 105