O Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, já comemora o crescimento em sua movimentação em 2017. Ele deve fechar o ano com o dobro de passageiros em embarque e desembarque, em comparação com 2016.
De janeiro a outubro deste ano já foram contabilizados 123.659 passageiros, entre embarque e desembarque. Durante os 12 meses de 2016, o total foi de 73.698.
De acordo com o gerente geral do aeroporto, Fernando Linhares de Castro, o movimento deve se intensificar ainda mais agora, com o período de férias e final de ano. De novembro a fevereiro, a expectativa, segundo ele, é de um crescimento de 20% ao mês na movimentação de passageiros. “Temos nossas praias aqui da região que trazem inúmeros turistas, além dos demais atrativos. Então, toda esta movimentação deve passar por aqui, trazendo estas pessoas”, avalia.
Hoje, o Aeroporto Regional possui duas empresas aéreas atuando, em dois horários. A Latam, com chegada às 10h50 e saída às 11h15, e a Azul, com chegada às 14h50 e saída às 15h20. Os voos são diários, com exceção de sábado, único dia em que não há operações.
Segundo Fernando, existe a tratativa com novas empresas, mas ainda não há nada de concreto. “São apenas possibilidades, mas claro, tanto a RDL (que administra o aeroporto) quanto o próprio governo do Estado sempre estão em movimentação para trazer novas empresas e mais horários”, comenta.
Sobre a ampliação da pista e a instalação do terminal de cargas, Fernando afirma que, em conjunto sempre com o governo do Estado, há um trabalho intenso para viabilizar o alargamento da pista (de 30 para 45 metros) para receber aviões cargueiros. Desta forma, também precisará ser instalado o terminal de cargas.
“Acredito que em até três anos poderão ter início os trabalhos, como levantamento, projetos, licitação, entre outros. Enfim, os trâmites necessários para a obra”, revela.
Melhor aeroporto
Em março deste ano, o gerente geral Fernando Linhares de Castro conta que a Anac classificou o Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi como o melhor na categoria de aeroportos regionais em todo o país. Além disso, em outubro foi feita a terceira medição de atrito de macrotextura na pista, que apresentou mais uma vez resultados excelentes. Esta medição se refere à segurança para pousos e decolagens na pista, sem deixar risco aos aviões, passageiros e tripulantes. “Este é o resultado de muito trabalho e esforços em melhorias constantes, através da parceria entre a iniciativa privada e o governo do Estado”, pontua Fernando.
Fonte Diario do Sul
Foto:Divulgação