Produtores de Gado e Pecuaristas participaram de encontro da modalidade em Jaguaruna
Numa realização do Senar,Sebrae, Faesc e Sindicato Rural de Jaguaruna,com a participação da Epagri e um total de vinte e nove produtores e criadores de gado de Jaguaruna e região,aconteceu na manhã desta segunda feira (09) nas dependependências da fazenda Arlete na comunidade de Laranjal em jaguaruna,um grande encontro de criadores de gado.
O evento contou também com a participação da gerente regional do Senar Sueli Rosa o objetivo maior do evento é desenvolver a parceria com sindicato rural de Jaguaruna no desenvolvimento do programa ARTEG,voltado para gado de corte.
Segundo Sueli este programa já teve início em novembro de 2017 em Jaguaruna,onde participaram um total de 29 produtores pecuaristas que aderiram o programa que terá uma duração de dois anos.A realização desta etapa na fazenda Arlete teve o objetivo de reuni-los em uma oficina tecnica onde todas as informações foram repassadas aos pecuaristas,com objetivo de estar levando eles a informação,avaliando o trabalho ,troca de conhecimento,e uma troca entre eles ,pois cada opinoião é importante dentro do grupo.
O programa conta com um tecnico que vai em visita aos produtores com objetivo de colocar a todos ao par do programa,mesmo com seus afazeres nas suas propriedades muitas vezes não podendo fazer participação nos eventos,o produtor não fica sem a informação de cada encontro pois o tecnico faz a vista na propriedade e leva acada produtor ausente nos eventos o que foi discutido no encontro.
O programa é totalmente custeado pelo sitema Faesc /Senar que subidia po programa em parceria com o sindicato rural de Jaguaruna.
Para o Presidente do Sindicato Rural de Jaguaruna Ruy Geraldino Fernandes desta natureza com estas parcerias só contribuem com a classe dos criadores de gado e pecuaristas de Jaguaruna e região,este encontro.au evento que iniciou em novembro no sindicato e hoje esta dando continuidade com objetivo de uma avaliação geral dos produtores.
O Senar já é parceiro em Jaguaruna em diversos programas,porém hoje o foco é a pecuária,que é uma exeingência do Estado de qualidade ,com sanidade animal.
Ruy Geraldino fernandes lamentou a não parceria da Secretaria Municipal da agricultura de Jaguaruna,segundo ele houve o contato mais neste programa o apoio do municipío é zero..O programa tem o apoio do Senar Faesc e Sia.
Para a pecuarista Catiane benedet Sandrini administradora da Fazenda Arlete em Jaguaruna, Catiane falou da participação neste programa que é importante pois estavamos criando gado sem ter muito conhecimento e de tudo que possuiamos em nossa propriedade que poderia contribuir com o projeto,depois que participamos deste programa tivemos outra visão pois nossos projetos é de exportar nosso produtos,e deacordo com ostecnicos estamos tendo muito conhecimento dentro deste projeto.
Segundo Catiane Jaguaruna estava muito carente de projetos nesta área porém com a chegadaq do Senar e Faesc através do Sindicato rural de Jaguaruna a realidade é outra e todos estãoa cada dia mais aprendendo a manter o seu rebanho com qualidade.
Após o evento aconteceu um almoço de confraternização entre os presentes.
Fonte:Redação Sulem Destaque.com.br
Fotos:Jcidalencio