A Casa dos Arcos Zaboti, em Pedras Grandes-SC, foi construída por volta de 1900, e serviu como residência do imigrante italiano Fioravante Maziero.

Pedras Grandes

A Casa dos Arcos Zaboti, em Pedras Grandes-SC, foi construída por volta de 1900, e serviu como residência do imigrante italiano Fioravante Maziero.

FCC – Fundação Catarinense de Cultura
Nome atribuído: Casa dos Arcos Zaboti
Outros Nomes: Casa centenária
Localização: Estrada Geral de Pedrinhas – Pedras Grandes-SC
Número do Processo: Nº 173/2000
Resolução de Tombamento: Decreto Nº 5.919, de 21/11/2002

Descrição: Construída por volta de 1900, serviu como residência do imigrante italiano Fioravante Maziero. É um significativo exemplar da arquitetura ítalo-brasileira – que se desenvolveu na região do vale do Tubarão – e representa um período de prosperidade da região, compreendido entre o final do século XIX e início do XX.
Construída em alvenaria autoportante – ou seja, que serve como estrutura – de tijolos, tem um pavimento térreo e o sótão. Possui planta retangular e telhado em duas águas, coberto por telhas francesas. Os ambientes internos são espaçosos; um corredor central liga a sala e a cozinha – nos extremos da casa – aos demais oito cômodos. É conhecida como “Casa dos Arcos” devido às aberturas emolduradas em arco pleno, que na fachada voltada para rua são dispostas simetricamente. De cada lado, dois óculos – aberturas circulares – conferem luminosidade ao sótão. Os detalhes possuem inspiração clássica. O esmero das fachadas da edificação é contrastado com a simplicidade do pequeno anexo de serviço situado perpendicularmente em relação ao volume principal.
Fonte: UDESC.

Descrição: A edificação possui caráter excepcional pelas suas dimensões e características urbanas, apesar de encontrar-se implantada em área rural.

Desenvolve-se em pavimento térreo mais sótão, com planta retangular e telhado em duas águas. Suas aberturas são em arco pleno com janelas e portas em duas folhas de abrir e bandeiras fixas envidraçadas.
Fonte: FCC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *