Com mais de 100 anos, a Avenida Duque de Caxias é a rua mais antiga de Jaguaruna.

Jaguaruna

No início, a estrada era de chão batido, os postes de madeira, localizados no centro da via. No fim da década de 50, trocaram o antigo posteamento por um mais moderno, de concreto.
Ainda naquela mesma época, outra reforma na estrada impactou a vida urbana: a pavimentação. No dia 24 de maio de 1957, o prefeito Osny Pereira autorizou o calçamento da estrada com paralelepípedos, entre o leito da ferrovia até próximo à ponte sobre o Rio Sangão.
Seis anos mais tarde, em 1963, a extensão do outro lado dos trilhos também foi beneficiada, com o profeito João Luiz Bitencourt. Moradores ainda contam que os postes de concreto foram retirados do centro da rua e colocados à beira das calçadas, em 80. Posteriormente, a avenida recebeu a pavimentação asfáltica.
E na Duque de Caxias, o povo também se reunia nas rodas de conversa, com música e violão. Aos domingos, os jovens costumavam sentar na porta do Comercial São Luís para observar o movimento das pessoas – era o point dos “namoricos”, lugar onde muitos conheceram seu amor. Qual história você lembra nela?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *