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Contrato com o grupo vencedor da concessão deve ser assinado em abril. Secretaria do Estado segue negociação com Azul, Latam e Gol para que o aeroporto não perca passageiros
O futuro do Aeroporto Regional de Jaguaruna com a nova concessão e a busca por novos voos pautaram a reunião do secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, com dirigentes das associações empresariais, prefeitos e dirigentes municipais da região sul nesta quinta-feira, dia 6, em Florianópolis.
O encontro foi o primeiro contato com um dos representantes do Consórcio Aeroportuário Regional Sul, Gerson de Borba Dias. O empresário informou que o Consórcio pediu prazo de 60 dias para cumprir todas as obrigações legais e administrativas e assinar o contrato. Conforme discutido, a assinatura deve ocorrer em abril para iniciar a primeira parceria público-privada (PPP) do governo de Santa Catarina.
“Foi um momento importante para que as lideranças políticas e econômicas da região ouvissem dos vencedores da concessão alguns dos planos que eles têm para o empreendimento, fazer alguns questionamentos e estreitar relações”, afirma o secretário Beto Martins.
Suspensão de voos da Azul
Sobre a paralisação das operações da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto de Jaguaruna, o secretário também relatou que o Estado segue negociando com a Azul e com as empresas Latam e Gol para que o aeroporto não tenha perda de passageiros.
“Seguimos, junto com o governador Jorginho Mello, conversando com as empresas, discutindo possibilidades, reforçando o potencial de Jaguaruna e aguardamos que as propostas avancem para que a região não seja prejudicada com a saída da Azul”, acrescenta.
“Tínhamos algumas dúvidas sobre a empresa que ganhou a concessão e porque ela ainda não assumiu o Aeroporto. Foi uma reunião muito positiva, em que todos nos saímos com as dúvidas sanadas, e o secretário Beto se colocou mais uma vez à disposição”, afirma o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit) Alexsandro da Cruz Barbosa.
“Essa união de esforços é fundamental para buscarmos soluções. O Estado se comprometeu a fazer a parte que lhe cabe e nós também faremos uma mobilização junto aos empresários e à comunidade do sul catarinense, para que optem pelo aeroporto de Jaguaruna quando forem fazer suas viagens. É essa movimentação que vai garantir oferta de mais voos e melhores condições para os usuários. Por outro lado, com a privatização, o aeroporto deve receber as melhorias necessárias para suprir a demanda no transporte de passageiros e cargas”, completa o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), Franke Hobold.
Participaram da reunião o secretário-adjunto da SPAF, Ivan Amaral, o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva dos Santos, os presidentes da ACIC, Franke Hobold, e de ACIT, Alexsandro Barbosa, vice-presidentes da ACIVA, Jadiel Vechia, da ACIT, Rafael Amante, da ACIRJ, Bruna Costa, representantes da Facisc, e das prefeituras de Criciúma, Tubarão, Capivari de Baixo e Laguna.
Dragagem da área do Porto de Laguna
Na reunião, foi comentado sobre o desassoreamento dos molhes de Laguna. “O secretário Beto reforçou que até abril sairá a licitação, assumindo o compromisso de resolver esta questão e da mesma forma, alinhar os dados sobre o Rio Tubarão”, afirmou o presidente da Acit.
O projeto de dragagem, derrocagem e remodelagem do Canal da Barra, em Laguna, que estava na Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), retornou há cerca de 15 dias para a secretaria com apontamentos de ajustes nos orçamentos e detalhamentos.
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“Na última segunda-feira, dia 3, o processo foi devolvido à SIE com os devidos ajustes e indicação de que deverá tramitar com celeridade. O prazo esperado para a tramitação de projetos desta natureza é de cerca de 60 dias. O secretário Beto Martins reassumiu a SPAF na semana passada e trata o tema com total e absoluta prioridade, e tão logo se tenha novas informações sobre o processo licitatório elas serão levadas a público”, informou em nota a SPAF.
O lançamento de licitação para a contratação dos projetos para reestruturação do canal de acesso ao Porto de Laguna, incluindo levantamentos hidrográficos, batimetria, projeto de dragagem e projeto de derrocagem, será feito com investimento de R$ 5 milhões da Assembleia Legislativa por indicação da Bancada do Sul.
O investimento no porto foi definido pelos deputados estaduais como prioritário para amenizar os efeitos das cheias na região abrangida pelo Rio Tubarão, além de que a redragagem permitirá movimentação de embarcações maiores no porto.
Um dos projetos envolve os molhes e a entrada da barra com levantamento hidrográfico, prospecção de estruturas, projeto básico de dragagem e projeto básico de remodelagem dos molhes.
O custo deste projeto está estimado em R$ 3 milhões e o tempo para a elaboração é de 450 dias. A obra total está estimada em R$ 70 milhões.
Outros R$ 2 milhões são estimados para o projeto que envolve o levantamento hidrográfico e projeto executivo de dragagem do canal de navegação ao porto, numa extensão de 2,7 quilômetros. O tempo previsto para a elaboração do projeto é de 270 dias.
Fonte: Secretaria de Portos e Aeroportos e Ferrovias
Fotos: Secretaria de Portos Aeroportos e Ferrovias