Em reunião com empresários, Beto Martins anuncia data de novo leilão para concessão do Aeroporto de Jaguaruna

Jaguaruna

No dia 1º de fevereiro a sessão na B3, em São Paulo, para formalização de propostas para a Parceria Público-Privada do Aeroporto Regional Sul encerrou sem interessados. Com isso o governo do Estado terá de lançar o novo edital, o que também foi uma recomendação do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

Após o apontamento de diversas orientações técnicas por parte da Corte de Contas, ficou acordado que o edital deverá ser refeito para adequação técnica e jurídica e para se tornar mais atrativo ao mercado.

A data para formalização de propostas para a Parceria Público-Privada do Aeroporto Regional Sul na B3, em São Paulo, está prevista para dia 4 de novembro. O anúncio foi feito pelo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, durante reunião Plenária Regional Sul da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) realizada no auditório da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (ACIVALE), em Braço do Norte.

Em conversa com os empresários por videoconferência, Beto explicou que um novo edital será lançado em até 15 dias para a Concessão Patrocinada.

Após reuniões, a data para formalização de propostas para a Parceria Público-Privada do Aeroporto Regional Sul na B3, em São Paulo, está prevista para dia 4 de novembro. “Adequamos o novo edital que já contempla as exigências feitas pelo Tribunal de Contas do Estado e lançaremos com, pelo menos, quatro empresas interessadas. O Aeroporto está entre as prioridades desse governo e vamos trabalhar para que esta concessão ocorra”, comenta o secretário, que assume uma vaga no Senado por 120 dias.

O vice-presidente Regional Sul da FACISC, Pedro Kuzniecow, que coordenou a reunião de trabalho, parabenizou o secretário e em breve senador pelo empenho na demanda que é prioritária para a região sul.

Após as explanações, os presidentes das ACIs esclareceram dúvidas sobre o modal que registrou aumento de passageiros neste primeiro semestre de 2024.

Concessão

No dia 1º de fevereiro a sessão na B3, em São Paulo, para formalização de propostas para a Parceria Público-Privada do Aeroporto Regional Sul encerrou sem interessados. Essa foi a primeira tentativa de realização de uma parceria público-privada (PPP) pelo Estado. Com isso o governo do Estado iniciou o processo para lançar o novo edital, o que também foi uma recomendação do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

Após o apontamento de diversas orientações técnicas por parte da Corte de Contas, ficou acordado que o edital deveria ser refeito para adequação técnica e jurídica e para se tornar mais atrativo ao mercado.

:: Saiba mais

Edital de concessão do aeroporto de Jaguaruna deverá ser refeito, recomenda TCE

Movimento de passageiros

O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, movimentou 65 mil passageiros nesse primeiro semestre de 2024. Os números representam o maior crescimento do semestre, com 19,9% a mais de passageiros.

O desempenho reflete o impacto da malha emergencial durante o mês de maio, com 14.662 passageiros, devido à crise climática no Rio Grande do Sul.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira, dia 30, pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

:: Saiba mais

Aeroporto de Jaguaruna registrou movimento de 65 mil passageiros no primeiro semestre de 2024

Fonte: Folha Regional

Fotos:Folha Regional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *