Estado
Ao longo do ano, o Estado deu início, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), às tratativas para viabilizar a realização da segunda edição do Fundam. “As negociações avançaram bastante com o objetivo de aperfeiçoar o projeto do Fundo de Apoio aos Municípios a fim de compatibilizá-lo às novas linhas de financiamento propostas pelo BNDES”, afirma o secretário da Casa Civil, Nelson Serpa.
Na primeira edição do programa, cada prefeitura teve a oportunidade de enviar até duas propostas para aplicação do recurso, sendo a decisão exclusiva do município. Com os valores, foram realizados investimentos em áreas como infraestrutura (logística e mobilidade urbana); construção e ampliação de prédios nas áreas de educação, saúde e assistência social; construção nas áreas de desporto e lazer; saneamento básico; aquisição de equipamentos, máquinas e veículos destinados aos serviços de saúde e educação; e aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários novos, fabricados em território nacional.
O Fundam é gerenciado pelas Secretarias de Estado da Casa Civil e da Fazenda, com atuação direta da equipe da Diretoria de Gestão de Fundos, além do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), responsável pela análise técnica, acompanhamento e fiscalização das obras.
As informações sobre valores disponibilizados e repassados a cada prefeitura, projetos cadastrados, tramitação das propostas e número de convênios assinados estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda e no Portal da Transparência.
(Colaboração: Comunicação Governo SC)