MPSC amplia atendimento presencial
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) amplia o atendimento presencial. A partir desta quinta-feira (1º/7), haverá pelo menos um integrante do MPSC em trabalho presencial nas regiões classificadas como de risco potencial de contágio gravíssimo pela covid-19. Até então, nessas regiões o regime de trabalho poderia ser o remoto; mesmo assim, o atendimento ao cidadão nunca parou – acontecia por videoconferência, por WhatsApp e até presencialmente.
O retorno gradual das atividades presenciais vai continuar buscando a segurança sanitária dos cidadãos e dos integrantes do MPSC frente à pandemia de covid-19. A Portaria Conjunta n. 2.085, da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral do MPSC, editada nesta terça-feira (29/6), altera a Portaria Conjunta n. 3.244/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus e as atividades da instituição.
Desde o início da pandemia, o MPSC não parou de atuar um dia sequer no enfrentamento ao novo coronavírus. Já são mais de 4,4 mil procedimentos judiciais e extrajudiciais instaurados e inúmeras iniciativas na área de inovação que auxilia o cidadão a ter informações com qualidade.
Foi desenvolvida no último ano, por exemplo, a Catarina, uma atendente virtual que já prestou mais de 50 mil atendimentos virtuais. Também foi desenvolvido um aplicativo com os serviços mais procurados pelos cidadãos, o MPCatarina, e ainda foram colocadas à disposição dos cidadãos ferramentas como os painéis que mostram em tempo real os recursos destinados ao combate à pandemia de covid-19 e a situação das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs).
Também foi lançado recentemente, em conjunto com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/SC), um site que reúne as informações fornecidas pelas administrações municipais sobre as datas, os locais, o público que está na vez de ser imunizado e os documentos que são exigidos para a vacinação.