Nota do Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzi

Jaguaruna

NOTA DO AEROPORTO REGIONAL SUL – Enfrentamento ao COVID19

Estamos encarando a pior crise da história da aviação civil, pior até do que a enfrentada pela indústria nos atentados terroristas de 11/09/2001. O coronavírus é uma ameaça global e tem atentado contra o bem estar social e saúde de todos. A indústria da aviação civil dinâmica e sensível como é, foi a primeira a sentir os impactos negativos da crise humana/econômica que assola virtualmente todos os países do mundo e muito provavelmente será a última a sair do déficit econômico/fiscal.

Voos estão sendo cancelados, fronteiras estão sendo fechadas, e os transportes tem sido proibidos em países, federações e distritos visando conter o avanço do novo coronavírus.

Nesta hora difícil é imprescindível que trabalhemos em conjunto com espírito de cooperação, dedicação e comprometimento. Quanto mais rápidos nos unirmos e trabalharmos em conjunto, mais rápido sairemos dessa crise.

No Aeroporto Regional Sul – SBJA – JJG, ainda não há nenhuma confirmação de cancelamento de voos. Estamos mantendo normalmente nossas rotinas operacionais e alteramos parte de nossas rotinas administrativas.

A segurança de todos neste momento é nossa prioridade, por isso na esteira de ações preconizadas pelo Governo de Santa Catarina, nossa administração restringiu todos os serviços não essenciais ao Aeroporto. Somente os serviços que tem correlação direta com o voo das aeronaves estão sendo mantidos.

Além disso a RDL reduziu seu contingente diário de profissionais ao máximo possível dentro do limite da segurança operacional e da legislação aeroportuária vigente com o objetivo de diminuir o risco de infecção por profissionais expostos sem necessidade ao ambiente aeroportuário, ambiente este extremamente propício a proliferação de microrganismos, vírus e bactérias.

Os profissionais da RDL que possuem histórico de saúde pulmonar foram afastados do aeroporto, trabalhando remotamente, os supervisores técnicos entraram em escala operacional de serviço para evitar que venham diariamente ao aeroporto e as áreas técnicas estão trabalhando com contingente mínimo. Pensamos que desta forma estamos reduzindo pesadamente o risco de contração do vírus pelos nossos profissionais.

Nos últimos dias executamos diversas ações que visam reduzir o risco de contágio:

– Criação de Protocolo de Contingência;

– Trabalho em conjunto com a Diretoria Epidemiológica de SC (Regional Tubarão);

– Trabalho em conjunto com a vigilância Sanitária dos municípios de Jaguaruna e Sangão (SC);

– Distribuição de cartazes e informativos sobre o Covid-19 pelo terminal de passageiros;

– Reforço na limpeza do terminal em áreas críticas de grande circulação de pessoas;

– Instalação de pontos de álcool em gel pelo terminal de passageiros;

– Instalação de pontos de distribuição de máscaras para passageiros;

– Redução de profissionais operacionais da RDL ao mínimo preconizado por lei;

– Trabalho remoto de profissionais da área administrativa;

– Afastamento de profissionais com histórico de saúde pulmonar e outros inseridos em grupos de risco pré-estabelecidos;

– Exibição de áudios da ANVISA no terminal de passageiros alertando sobre os cuidados com o coronavírus, formas de transmissão e sintomas;

– Execução de protocolos sanitários de saúde para os profissionais da RDL, que tem de trabalhar em escala;

– Reforço nas instruções de etiqueta da tosse e do espirro e ainda quanto a detecção dos sintomas do coronavírus para os profissionais da RDL.

Nos últimos dias tomamos decisões rápidas e algumas até impopulares, seguindo instruções da ANAC, ANVISA e Ministério da Saúde, que possuem o objetivo primário de proteger a saúde dos profissionais aeroportuários e clientes que transitam pelo Regional Sul.

Se você é um profissional aeroportuário ou aeroviário e apresenta sintomas de gripe, por favor, não apresente-se para trabalhar. Você deve prosseguir imediatamente ao centro de saúde mais próximo de sua casa.

A sua saúde, da sua família, e de todos nós tem sido nossa maior prioridade. Tudo que temos feito até agora visa manter nosso ambiente de trabalho o mais limpo e estéril possível. Por enquanto os resultados têm sido encorajadores, pois não houve registro de profissional que trabalhe dentro do complexo aeroportuário do Regional Sul com sintomas do Covid-19, e olha que somos mais de 100 pessoas trabalhando em um ambiente propício a disseminação deste tipo de microorganismo.

Esse resultado é prova de que as ações de prevenção estão funcionando e de que juntos sairemos dessa crise rápido, de cabeça erguida e mais fortes do que nunca.

A todos os profissionais do Aeroporto Regional Sul, os meus mais sinceros cumprimentos e meu muito obrigado pelo serviço, consciência e responsabilidade. Tem sido um prazer servir ao Aeroporto neste momento de crise ao lado de cada um de vocês.

Com a fé inabalável face a certeza da vitória, exorto a todos a se auto protegerem e suas famílias, para que o mais breve possível possamos retornar a nossas rotinas ordinárias.

Um grande abraço.

Fernando Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *