A comunidade italiana de Santa Catarina deu início aos preparativos para a celebração dos 150 anos da Grande Imigração Italiana no estado, que ocorrerá em 2025, com o lançamento oficial da logomarca comemorativa. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (1º), no Colégio Cônsul Carlos Renaux, em Brusque, reunindo autoridades e representantes da cultura italiana, entre eles, a cônsul-geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti, prefeitos de municípios da região, representantes dos círculos italianos e dos Comitês dos Italianos no Exterior.
A Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália, da Assembleia Legislativa, esteve representada pelo seu coordenador, deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que também coordena a comissão organizadora das comemorações.
“É impossível falar da história de Santa Catarina sem reconhecer a influência e a importância dos italianos e seus descendentes em todos os setores da nossa sociedade. O lançamento da logomarca é mais um passo concretizado, um emblema que une passado e presente, tradição e inovação. E simboliza a união da comunidade italiana catarinense que está empenhada em celebrar essa história, essa verdadeira epopéia, repleta de coragem, perseverança, saudade, dor, alegria e conquistas vividas por nossos antepassados que deixaram a Itália em busca de um futuro melhor em nosso estado.”
Brusque foi escolhida como local do evento devido à sua relevância histórica, sendo sede da Colônia Itajahy-Príncipe Dom Pedro, onde foram assentados os primeiros 108 colonos italianos, desembarcados em 4 de junho de 1875. Essa data marcou o início do fenômeno da grande imigração italiana no estado, com imigrantes provenientes de várias regiões da Itália, incluindo trentinos, vênetos e lombardos.
Comemorações em 2025
As comemorações dos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina prometem ser um marco significativo para a comunidade, celebrando a rica herança cultural e a contribuição dos imigrantes italianos para o estado. A logomarca deverá estar presente nas festas e atividades realizadas pela comunidade italiana como forma de divulgar e envolver a sociedade catarinense na programação que está sendo organizada.
Entre as atividades já definidas está a edição de um livro comemorativo sobre a grande imigração italiana no estado.
Além do resgate histórico, o coordenador da Frente Parlamentar destaca o trabalho que vem sendo realizado para fomentar o intercâmbio cultural e econômico entre Santa Catarina e a Itália e para ampliar o ensino da língua italiana nas escolas da rede pública. Uma das ações centrais é a abertura de um “Sportello Consular” em Florianópolis, uma representação diplomática vinculada ao Consulado Geral da Itália em Curitiba, que deve começar a funcionar ainda neste semestre.
Atualmente, o Brasil possui o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, representando quase 70% da população. Mais de 100 mil catarinenses possuem cidadania italiana, refletindo os fortes laços culturais e familiares entre os dois países.
Fonte: Alesc
Fotos: Alesc