Melhorias no saneamento é tema de encontro em Tubarão

Melhorias no saneamento é tema de encontro em Tubarão

Prefeitos e secretários do Rio Grande do Sul participaram de debate com o município catarinense
Melhorias no saneamento é tema de encontro em Tubarão
Comitiva visita a ETA em Jaguaruna – Foto: Atlantis/Divulgação /notisul

Buscar soluções econômicas para melhorias do saneamento básico dos municípios. O assunto foi pauta de um encontro realizado nessa quinta, na Atlantis Saneamento, em Tubarão. A empresa recebeu um grupo de prefeitos, secretários e representantes da Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCSerra), do Rio Grande do Sul. O encontro debateu a questão do saneamento relacionada a alternativas como a municipalização, terceirização, concessões e parceria público-privada. Em Jaguaruna, houve visita à Estação de Tratamento de Água Parque dos Butiás, inaugurada em julho, e ao sistema de distribuição de água no Balneário Camacho e Garopaba do Sul, da concessionária Jaguaruna Saneamento, empresa do Grupo Atlantis.

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, participou da abertura do evento e destacou a importância dos consórcios para resolver problemas comuns aos municípios e regiões. “Nosso principal objetivo é proteger o maior bem, que é a vida. E água é vida. Precisamos buscar soluções econômicas e de qualidade para avançarmos na questão do saneamento, com efeito direto na qualidade de vida das pessoas”, afirmou Vanoir Koehler, diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí e da AMCSerra.

A Estação de Tratamento de Água Parque dos Butiás, em Jaguaruna, foi mostrada como exemplo de eficiência. A ETA atende os balneários Camacho e Garopaba do Sul e ampliou em mais de 100% a capacidade de produção de água tratada. A estrutura trata 240 mil litros por hora, o que significou um crescimento para cinco milhões de litros por dia no fornecimento de água à população. Agora, a água tratada chega com regularidade a todos os usuários dos dois balneários, principalmente às regiões que antes sofriam com a intermitência e má qualidade da água no abastecimento.

Fonte:Notisul

Foto:Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *