Urussanga
Braz Cizeski teria ofendido o vereador Luan Varnier, durante a sessão da Câmara na última terça-feira
O prefeito de Urussanga, Jair Nandi, exonerou ontem, o secretário de Assistência Social do município, Braz Cizeski. Ele deixa o cargo que ocupava desde abril, após se envolver em uma confusão com o vereador Luan Varnier, na noite de terça-feira.
Durante sessão ordinária do Legislativo, o vereador, ao usar a tribuna, criticou o trabalho desempenhado pela Secretaria de Assistência Social. Já enquanto ocupava o seu lugar, Varnier teria sido ofendido e coagido pelo então secretário, que acompanhava os trabalhos dos vereadores no Plenário, e se aproximou do vereador pelas costas, o que gerou a indignação por parte do vereador emedebista.
REPÚDIO
Ainda na noite de terça-feira, a Câmara de Vereadores emitiu uma nota de repúdio em relação ao episódio e cobrou, na oportunidade uma posição do Governo Municipal. “A Câmara Municipal de Urussanga, por meio de sua Mesa Diretora, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio à atitude do Secretário Municipal de Assistência Social, Sr. Braz Cizeski, que durante a sessão ordinária ocorrida na noite de hoje, adentrou ao plenário desta casa legislativa e ofendeu gratuitamente o Vereador Luan Varnier, em tom de ameaça. Em uma democracia, é imprescindível que todos os agentes públicos, especialmente aqueles em cargos de liderança, compreendam e aceitem as cobranças do legislativo, respeitando toda e qualquer opinião contrária à sua”, dizia parte da nota, que encerrava da seguinte maneira: “Diante dos fatos ocorridos, solicitamos ao Prefeito Municipal que tome as devidas providências em relação ao Secretário Municipal de Assistência Social, a fim de garantir que atitudes como esta não se repitam e que o respeito e a civilidade prevaleçam em todas as esferas do nosso governo”, diz nota assinada por Fabiano Murialdo De Bona, presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga.
EXECUTIVO
Na manhã de ontem, o Município exonerou Braz Cieseski do cargo de secretário de Assistência Social. “É inaceitável que representante da administração pública, que tem como dever primordial servir à população com respeito, ética e dignidade, adote posturas que desrespeitem esses princípios. A conduta do secretário de Assistência Social não reflete o compromisso da Administração Municipal com a transparência a responsabilidade e o respeito aos cidadãos urussanguenses”, se pronunciou o Governo do Município através de um comunicado.
Em uma nota de exoneração, o prefeito Jair Nandi justificou: “Lamentamos profundamente o ocorrido e reafirmamos nosso compromisso com diálogo, a democracia e o respeito pelo Poder Legislativo”, afirmou.