Saúde
Um aumento no número de infectados por coronavírus na região traz um novo alerta. Três municípios da Amurel registram um maior número de doentes do que era esperado pelas autoridades. Diante da situação, possíveis intervenções e a avaliação da possibilidade de não liberar atividades que estavam previstas seguem em discussão.
Dentre as cidades que mais tiveram aumento de casos estão Imbituba, Laguna e Tubarão. Em Imbituba, foram confirmados ontem 24 novos doentes com coronavírus. Este dado foi contabilizado em apenas 24h. Agora, o município tem 84 pessoas com o vírus. Na cidade, a prefeitura tem feito testes rápidos. A intenção é conhecer a real situação da doença no município e, ao mesmo tempo, definir novas estratégias para o combate.
“Estamos fazendo uma testagem em massa desde o dia 5. Iniciamos pelos profissionais de saúde. Vamos seguir testando outros profissionais que estão na linha de frente. Queremos identificar precocemente possíveis transmissores para frear a doença. O aumento de casos nos preocupa. Faremos barreiras sanitárias no feriadão”, antecipa o prefeito da cidade, Rosenvaldo da Silva Júnior.
Em Laguna, diante do aumento de casos, o prefeito Mauro Candemil diz que a preocupação é grande. “Vamos analisar que atitudes teremos que tomar. Vamos ter que conter o aumento de casos. Infelizmente, a situação em Laguna está séria”, informa o prefeito.
Tubarão também teve elevado número de infectados. De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Saúde, Daisson Trevisol, foi um aumento de 17 novos casos entre o dia 5 e ontem. “É um número acima do que nós esperávamos e isso nos deixa um pouco preocupados. Vamos monitorar os próximos dias, para verificar se há necessidade de alguma intervenção da saúde com relação a essa situação”, destaca o diretor.
Daisson completa que também está sendo refletida sobre a liberação de novas atividades. Na região, está sendo discutido o retorno do transporte coletivo, previsto para o dia 15. “Pedimos às pessoas que continuem colaborando com os cuidados para que não precise fechar ou intervir em algo. Não queremos isso”, solicita.
A região contabiliza 789 infectados por covid-19. São 48 casos a mais comparado ao boletim divulgado no domingo pelos municípios. Além de Tubarão, Laguna e Imbituba, as cidades de Braço do Norte, Gravatal, Capivari de Baixo e Orleans também registraram novos doentes.
Fonte:Diário do Sul
Foto :Diário do Sul